Vamos neutralizar o carbono de sua empresa?
Por onde começar?
Inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
O primeiro passo para neutralizar a emissão de carbono de uma organização é mapear as fontes de emissões para reduzir o que for possível e neutralizar o restante. Para ser uma empresa de carbono neutro, três etapas devem ser trabalhadas: mensuração de GEE, redução dessas emissões e por fim definir a estratégia de neutralização.
1º Passo – Calcular emissões
O cálculo de emissões é feito por um inventário de emissões de GEE, uma ferramenta para a quantificação das emissões e avaliação da pegada de carbono das operações de uma empresa no meio ambiente. O programa brasileiro GHG Protocol, iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, fornece informações e a ferramenta para cálculo.
A ferramenta considera operações diretas e indiretas da companhia, que saõ classificadas em três tipos de fontes de emissão:
2º Passo
Com os dados inventariados em mãos, os focos para definir onde ocorrerá as reduções de emissões das operações estão mapeados. Alguns exemplos mais praticados para mitigar emissões são a diminuição do uso de combustíveis fosseis ou sua troca por combustíveis renováveis, a instalação de dispositivos de controle da poluição do ar em fábricas, aumento da eficiência energética nos processos, troca das fontes de iluminação por lâmpadas LED, opção pela compra de energia renovável, entre outros.
Nesta fase, a criação de metas de redução de emissões é uma estratégia importante, e sensibilizar o time da empresa promovendo mudanças de hábitos do dia-a-dia pode agregar na geração de resultados.
3º Passo
Uma oportunidade notável de neutralização é o REDD+ (Redução de emissões de fases de efeito estufa provenientes dodesmatamento e da degradação florestal). Trata-se de um mecanismo que financia a conservação de florestas com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e degradação florestal. Qualquer empresa ou organização pode se engajar com um projeto de conservação adquirindo créditos de carbono gerados pela floresta.
As empresas que neutralizam suas emissões com o REDD+ não só combatem diretamente as mudanças climáticas, como também evitam o desmatamento da Floresta Amazônic, preservam a biodiversidade e apoiam o desenvolvimento socioeconômico sustentável local. A prática de investir em um projeto de carbono é intencionalmente reconhecida como um esforço que traz benefícios diretos a sua empresa.
A ORBIS comercializa crédito REDD+ de projetos que somam 1,2 millhões de hectares, nossas certificações (VCS e CCBS) e modelo de negócio garantem que o seu investimento está sendo aplicado de maneira eficiente e responsável, contribuindo para a preservação ambiental e o desenvolvimento social das regiões atendidas por nossos projetos.